Preparando a viagem

Viajando para Orlando: quanto tempo posso ficar?

visto_americano

O período de permanência nos EUA varia muito conforme o tipo de viagem que está fazendo. Em Orlando, como é um destino turístico, o prazo máximo deste tipo de visto é de 6 meses a partir da data do embarque.




O período de permanência é o número de dias que um viajante pode permanecer no País durante suas viagens para os Estados Unidos. Isto mesmo, a cada viagem o processo se repete: ao passar pela alfândega, o oficial analisa seus documentos e carimba a autorização de permanência por um determinado período na Terra do Tio Sam.

Para esclarecer ainda mais este assunto, preparamos este post com algumas informações importantes, especialmente, para quem está prestes a embarcar para a primeira de muitas viagens para Orlando.

Período de Permanência durante suas viagens para Orlando

1) Quando você fica sabendo quanto tempo pode permanecer nos EUA?

No momento em que você desembarcar ou passar por alguma fronteira americana, os oficiais da CBP vão verificar seu passaporte, fazer alguma pergunta a você, caso queiram.

Até pouco tempo os oficiais, quando a entrada do viajante era autorizada, os oficiais grampeavam um cartão branco chamado cartão de chegada/saída I-94 no passaporte. Nesse cartão, era registrado tanto a data de chegada quanto a data de saída dos EUA, ou seja, o dia em que você deveria deixar o País. Agora, eles carimbam no passaporte. Mas, ainda é possível, caso você tenha dúvida, imprimir o I-94 por meio deste link.

Na figura abaixo, por exemplo, há dois carimbos de viagens para os Estados Unidos. A primeira, em dezembro de 2010 e a segunda em Dezembro de 2014. Observe que em ambos os carimbos, há sempre a data de entrada no país e a data em que você deverá deixá-lo. E, claro, a assinatura do oficial da imigração.

PeriodoPermanencia_EUA_ID[1]

Viagens para os Estados Unidos: autorização de permanência

2) O período de permanência é o mesmo para todas as pessoas e em todas as viagens para os Estados Unidos?

Não, em geral os turistas são autorizados a permanecer somente 6 meses no País mas, alguns estudantes, pessoas que fazem intercâmbio, e trabalhadores temporários (ex.: diplomatas estrangeiros) serão admitidos por um prazo indeterminado (“duration of status”), ou seja, o indivíduo poderá permanecer nos EUA durante o período em que estiver estudando ou trabalhando.

3) Se você perceber que seu passaporte brasileiro vai vencer durante o período de permanência de uma de suas viagens para os Estados Unidos, poderá embarcar assim mesmo?

Não, o ideal é que você providencie um novo passaporte brasileiro antes de embarcar pois seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte.

4) Se, por acaso, você não encontrar a data de saída do país carimbada no passaporte. Como pode verificar qual o seu prazo?

Caso você não visualize a data de saída no seu passaporte, basta você verificar qual o seu tipo de visto. Cada tipo tem um tempo definido. Se ainda assim tiver dúvida, basta imprimir o I-94 por meio deste link, lá consta a sua data de saída.

Fonte: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Sobre o autor

Redação Orlando Terapia

Redação Orlando Terapia

O Orlando Terapia nasceu depois de uma viagem para Orlando mas essa paixão pela cidade nasceu muito antes! Decidimos compartilhar tudo que sabemos e também o que descobrimos fuçando por aí.

Esse é o Orlando Terapia, um local onde você vai encontrar novidades e dicas de todos os Parques mas também um pouco das outras coisas que fazem essa cidade tão especial!